A Entrevista de emprego em Inglês é um dos principais motivos de tensão entre os candidatos à procura de uma vaga no mercado de trabalho, ao passo que cometer erros é algo quase inevitável. Entretanto mentir ou exagerar sobre a fluência do idioma no currículo é um erro que não pode ser cometido de forma alguma, por isso vamos dar 16 dicas para você se preparar para esse momento
Segundo pesquisa do site vagas.com, a prática de mentir ou exagerar sobre a fluência na língua na hora da entrevista em inglês é uma prática bastante comum. O levantamento aponta que apenas 36% das pessoas que afirmam ter nível de inglês avançado ou fluente no currículo conseguem, de fato, se comunicar bem no idioma.
O que ocorre para que haja esse resultado nas pesquisas é que o número revela que há um critério subjetivo dos candidatos a respeito de seus próprios conhecimentos. Muitos se consideram fluentes por dominar leitura e escrita, mas falham na comunicação verbal.
Então, essa auto avaliação equivocada acaba por prejudicar o profissional que está pleiteando uma nova posição no mercado de trabalho. Portanto saiba que para se submeter ao desafio de uma entrevista de emprego em Inglês, é necessário ter capacidade de sustentar uma conversa profissional. Entretanto o que ocorre na maioria das vezes, é que muitos candidatos não se preparam adequadamente para isto, e devido a este fato, acabam perdendo a vaga.
Oque dizem os especialistas
Segundo especialistas, ter um nível intermediário no idioma é sobretudo o mínimo necessário para se submeter a uma entrevista de emprego em Inglês.
Uma pessoa com nível básico no idioma dificilmente conseguirá compreender o entrevistador, principalmente se ele for estrangeiro. Assim sendo, se o gestor precisar repetir todas as questões durante a entrevista de emprego, ficará evidente que o entrevistado não tem bom nível de compreensão do idioma.
Ainda de acordo com especialistas, a preparação para uma entrevista de emprego em Inglês, deve começar com algumas semanas de antecedência, o tempo varia de pessoa para pessoa e depende da fluência de cada uma.
Agora, se há poucos dias para o treino, recomendo praticar mais a compreensão auditiva e a fala do que regras de gramática, pois, pior do que dar uma resposta com erros gramaticais é não entender a pergunta do entrevistador.
Recomendamos também, mesmo para quem tem conhecimentos razoáveis da língua inglesa, a prática antes da entrevista. Até mesmo porque, mesmo quem é fluente em Inglês mostra sinais de nervosismo em encontros profissionais e treinar ajuda a minimizar essa situação.
Seguem abaixo 16 dicas para você se preparar para uma entrevista de emprego em Inglês, leia e reflita sobre cada uma delas com a maior atenção possível:
1ª Dica – Faça uma autoavaliação antes de se por a prova numa entrevista em inglês
Antes de se por a prova numa entrevista de emprego em inglês, certifique-se de que está verdadeiramente preparado, sendo assim a informação que consta no currículo não soará falsa. Entretanto se você não se comunica bem nesse idioma, diga que não tem nível avançado ou fluente.
Faça uma autoavaliação e pergunte, antes de tudo, se você está preparado para o desafio e seja sincero na resposta. Lembre-se que o nível básico não é suficiente para sustentar uma entrevista para emprego em Inglês, sendo assim é preciso se preparar e avançar mais um nível.
Nós oferecemos gratuitamente para todo o público carioca, dez horas e meia de treinamento todos os meses em nosso espaço de imersão o Social Lounge, portanto você é nosso convidado, para participar, basta acessar esse link para obter mais informações.
Saiba que nem sempre uma vaga exige Inglês fluente. Em uma multinacional, por exemplo, existem grandes chances de parte do trabalho ser em Inglês, o que requer fluência. Por outro lado, algumas empresas podem exigir o idioma, mas não incorporá-lo à rotina de trabalho. Nesses casos conhecimentos intermediários podem ser suficientes.
2ª Dica – Pesquise o vocabulário da área de atuação para estar melhor preparado
Conhecer os termos técnicos e jargões utilizados pelos profissionais da área é essencial, portanto pesquise o site da empresa em inglês, veja qual é a área de atuação e entenda quais termos podem surgir na entrevista.
Por ocasião de sua preparação, sugerimos que escute podcasts de negócios, pois possivelmente utilizam a linguagem do ambiente profissional. Além disso há uma infinidade de opções na internet sobre business English, que podem servir de referência para as respostas durante a entrevista.
Todavia, caso você não, esteja familiarizado com um termo ou não saiba ao certo seu significado, não o use. A princípio tente outra palavra e jamais recorra ao celular para tradução durante a entrevista.
3ª Dica – Prepare também os ouvidos para esse momento
O principal problema dos candidatos em uma entrevista de emprego em Inglês é não entender a pergunta feita pelo entrevistador e pedir que ele repita a questão inúmeras vezes.
A melhor maneira de se preparar é ouvir músicas, assistir a filmes e noticiários do idioma, pois além de ajudar a memorizar as palavras, as músicas e os filmes mostram a pronúncia correta do idioma.
Para pessoas em nível intermediário, a legenda em Inglês pode ajudar a ampliar o vocabulário. Além disso, recomendamos noticiários internacionais, como os produzidos pelo canal americano CNN e o britânico BBC. Eles ajudam a reconhecer a diferença entre os sotaques e evitar mal-entendidos durante as entrevistas de emprego em inglês.
Outra dica é identificar suas principais dificuldades e treinar esses aspectos específicos. O uso de verbos no passado e no presente, por exemplo, confunde quem não é nativo da língua inglesa. Músicas e filmes ajudam a identificar a maneira como esses tempos verbais são utilizados.
4ª Dica – Pratique respostas para as perguntas mais comuns feitas na entrevista em inglês
É impossível prever todas as perguntas que serão feitas pelo entrevistador, mas é possível antecipar algumas questões e se preparar para respondê-las.
Em geral, o entrevistador pergunta sobre atuação profissional, experiências anteriores e conquistas na carreira, portanto esteja pronto para falar sobre esses tópicos.
É imprescindível que o treino seja feito em voz alta, por isso grave a fala e ouça em seguida para ouvir a diferença entre a sua pronúncia e a de um falante nativo. Outra opção é treinar no espelho ou com um colega.
5ª Dica – Fale, fale e fale em inglês o tempo todo
Decorar respostas para uma entrevista de emprego em Inglês é uma cilada, pois a resposta memorizada demonstra insegurança.
O profissional também corre o risco de a conversa mudar de tom e ele perder a sequência lógica das frases, portanto para evitar este tipo de constrangimento, a recomendação é elaborar as falas em tópicos e treiná-las durante os dias que antecedem a entrevista.
Coloque em uma lista tudo o que deve ser dito no momento da entrevista e tente falar naturalmente sobre esses tópicos.
Exercícios diários ajudam, mudando as sentenças a cada dia. A partir daí, o profissional poderá construir melhor seu discurso, e a fala sairá mais naturalmente quando ele estiver diante do entrevistador.
Essas dicas são importantes até mesmo para quem tem o hábito de ler livros e ver filmes em inglês, pois até mesmo quem está acostumado com a língua estrangeira pode engasgar. Por isso, insista nos treinos em voz alta.
6ª Dica – Esteja pronto para improvisar se for necessário na hora da entrevista em inglês
A preparação não poderá prever o rumo da conversa, portanto se a entrevista fugir do roteiro, o ideal é manter a calma, pois até os nativos cometem erros.
Contudo o problema não é errar, o problema é travar e não conseguir prosseguir na resposta, para que isso não aconteça respire fundo e continue o raciocínio.
O entrevistador não irá considerar como grave um pequeno erro na pronúncia de uma palavra por isso se notar um equívoco gritante, peça desculpas e reformule a frase.
Tenha em mente que a preparação é o que vai garantir melhor jogo de cintura para dar respostas que não foram ensaiadas e o vocabulário adquirido no treino poderá salvar sua entrevista.
Bom, espero que até aqui esteja indo tudo bem, de forma clara e objetiva, entretanto não vamos parar por aqui, abaixo seguem mais dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego em Inglês, vamos lá?
7ª Dica – Apresente-se de maneira clara e sucinta
Tell me about yourself! Aqui você se apresenta de forma clara e objetiva, sem se esquecer dos elementos básicos: formação, experiências profissionais relevantes, situação profissional atual e interesse pela vaga de emprego.
O segredo de uma boa apresentação diferente de um diálogo aberto, onde você deve evitar textos ensaiados, é ter uma resposta pronta, pois durante sua apresentação o interlocutor não deverá te interromper, pois o objetivo dele é saber mais sobre você e como você se comunica no idioma, portanto não abra mão de elaborar um texto nesse sentido e memorizá-lo.
8ª Dica – Esteja preparado para contar sua trajetória profissional
Na entrevista para emprego em Inglês, você provavelmente terá que recontar sua trajetória profissional, ou partes dela, para algum entrevistador da empresa para a qual você está se candidatando, e que não fala português.
Que tal começar relendo o seu currículo em Inglês? Recorde-se e mentalize as suas passagens profissionais e imagine como contaria os principais desafios que passou, as lições aprendidas e as principais realizações em Inglês.
9ª Dica – Saiba responder a perguntas inevitáveis
Depois das apresentações, o seu entrevistador certamente vai fazer as seguintes perguntas:
- Why are you interested in this job? Por que você está interessado nesta vaga?
- What do you know about our company? O que você sabe da nossa empresa?
- Why should we hire you? Por que devemos te contratar?
- What are your main strengths? Quais são as suas principais qualidades?
- What are your weaknesses? Quais são seus pontos fracos?
- Do you have any questions about the job or abou tour company? Você tem alguma questão sobre o trabalho ou sobre a companhia?
Lembre-se que estas perguntas, segundo pesquisas do vagas.com, são as que frequentemente mais aparecem nas entrevistas de emprego em Inglês. Mas como dissemos em um item anterior, não às decore e sim treine-as.
10ª Dica – Saiba falar de remuneração
Let’s talk about your salary expectations! Não se surpreenda se o entrevistador aborda o tema de dinheiro ao final da entrevista. Ao se preparar para uma entrevista de emprego em Inglês, também é necessário antecipar as respostas a esse tipo de perguntas. Mantenha estas diferentes questões em mente:
- Is this salary negotiable? O salário é negociável?
- Is this base salary only? Este é apenas o salário base?
- What kind of benefits will I receive? Que tipos de benefícios eu vou receber?
Outra dica muito importante: saiba definir sua pretensão salarial, antes de negociar seu futuro salário. Consulte, em fontes confiáveis, como está a remuneração para cargos similares ao seu.
11ª Dica – Fale o suficiente para ser avaliado na hora da entrevista
Um erro comum é o candidato acreditar que, falando pouco, estará correndo menos riscos de errar. Sem conteúdo, o avaliador terá dificuldades de identificar seu nível de fluência. Pior que isso vai ser se ele achar que você não tem conhecimento do idioma ou está no nível mais básico.
12ª Dica – Deixe o entrevistador propor o assunto
Você não deve impor o que quer falar na entrevista de emprego em Inglês, pois essa atitude dará a impressão de que você decorou algumas frases ou se preparou para falar sobre um único assunto, como sua experiência profissional.
Você deve deixar o avaliador conduzir as perguntas, até porque se o entrevistador perceber que o discurso está decorado, ele certamente mudará totalmente o tipo de assunto para testar o conhecimento real que você possui do idioma.
Neste caso se você não tem fluência na língua inglesa se perderá completamente na entrevista e possivelmente estará fora do pário.
13ª Dica – Não pergunte como você se saiu
Normalmente a avaliação oral de idioma estrangeiro, como o Inglês por exemplo, é terceirizada. O avaliador não sabe detalhes do processo e, muito menos, se o candidato tem chances de passar para a próxima etapa, portanto não pergunte como foi no teste e se tem chances, pois isso demonstra ansiedade e insegurança.
14ª Dica – Atenção aos vícios de linguagem
Atenção para os vícios de linguagem em inglês como: you know, kind of then, so right. Uma sugestão é gravar algumas falas espontâneas e ouvir depois para perceber se você está caindo em algum desses vícios e também se comete erros de gramática ou pronúncia.
Se tiver dificuldade de fazer isso sozinho, contrate uma escola de cursos otimizados para ajudar. O ideal é reduzir erros e a repetição de palavras, que soam como muleta e indicam que você não tem muita consciência do discurso.
15ª Dica – Leia notícias em Inglês
Você precisa estar sempre bem informado, inclusive para as avaliações em idioma estrangeiro, até mesmo porque o avaliador poderá fazer perguntas sobre fatos recentes a fim de checar seu vocabulário geral na entrevista de emprego em inglês, neste sentido ler notícias no idioma com frequência é uma forma de se preparar para o momento da entrevista em inglês.
16ª Dica – Conclua a entrevista de emprego em inglês de forma profissional
Quando o entrevistador chegar ao final, não hesite em perguntar sobre os próximos passos do processo de seleção, antes de mais nada seja profissional até o final e não se esqueça de agradecer ao entrevistador pela oportunidade.
Como em qualquer outro processo seletivo é preciso ser honesto sobre o nível de seu inglês desde a redação do currículo, pois assim você evita perda de tempo tanto para você quanto para o entrevistador.
- What are the next steps of the recruitment? Quais são os próximos passos do recrutamento?
- Thank you so much for your time. Muito obrigado pelo seu tempo.
Bom estas foram as 16 dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego em Inglês, espero que tenham lhe sido úteis, e se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo.
Até breve.