11 Profissões onde o conhecimento do inglês é indispensável

Se fizermos uma pesquisa um pouco mais aprofundada, logo vamos perceber que existem bem mais de 11 profissões onde o conhecimento do inglês é indispensável. Por isso nós do Social Learn English – Curso de inglês online, viemos trazer aqui essas dicas para vocês.

Sabemos que o inglês é a língua internacionalmente adotada em diferentes áreas, sobretudo, na ciênciatecnologia, no âmbito dos negócios, do comércio e do turismo, por exemplo; mas não somente, hoje em dia, o domínio da língua inglesa já se consolidou não mais como diferencial, mas como uma ferramenta essencial nas diferentes áreas de atuação.

Ela é como uma ponte que nos conduz para além das fronteiras do nosso país e do nosso continente, viabilizando não só um aproveitamento melhor de nossas experiências de férias em viagens ao exterior, mas também permitindo-nos expandir nossas experiências de qualificação pessoal e otimização do nosso trabalho. 

Pensando nisso e levando em conta o cenário econômico atual, listamos aqui as 11 profissões onde o conhecimento do inglês é indispensável, não só em termos de qualificação mais também, no atendimento às demandas do mercado. Venha conferir!

1. Atleta

Se você acompanha algum tipo de esporte ou mesmo assiste a entrevistas que os atletas fornecem em eventos esportivos internacionais, já deve ter percebido o quão importante é saber falar inglês nessas situações, não só para os atletas em si, mas para outros profissionais do esporte também: árbitros, treinadores, fisioterapeutas, etc.

Para projetar-se profissionalmente, além de seus treinamentos diários e seus estudos constantes, o atleta precisa realmente buscar destaque internacional, morar fora, integrar equipes estrangeiras, além de interagir com seus patrocinadores – que podem ser empresas multinacionais – e, claro, dar entrevistas em vários veículos de comunicação e de diferentes países.

E não há como fazer tudo isso bem sem saber se comunicar em inglês!

Mas infelizmente o que vemos atualmente, principalmente com os atletas ligados ao futebol, é que eles mal falam o Português, e não dão a devida importância a aprender a falar inglês, não percebem como é essencial dominar esse idioma para o seu crescimento profissional.

Temos até como exemplo disso, um comercial de TV, onde um treinador de futebol falava o inglês de forma cômica, isto foi muito veiculado na mídia.

2. Profissional de Turismo

Este profissional é, em geral, responsável pelo planejamento, divulgação e promoção de viagens.

Em agências, sites turísticos ou em organização de exposições e congressos, é preciso dominar o inglês, pois é muito frequente o contato com companhias internacionais, hotéis e turistas estrangeiros.

Sabemos por exemplo que a região Nordeste recebe um número altíssimo de turistas estrangeiros e grande parcela dos profissionais de turismo dessa área não dominam o inglês, isso é ruim de um modo geral.

Agora, os formandos atuais geralmente já saem da universidade dominando a língua inglesa, em detrimento daqueles profissionais mais antigos, que estão parados no tempo e não veem a importância de aprender um novo idioma para crescerem na profissão.

3. Tradutor e intérprete

Esses profissionais fazem traduções de documentos, textos para publicações, séries e filmes, entrevistas, etc.

E sabemos que o inglês é a língua em que mais se produz conteúdo, portanto, além do aporte teórico que conduz as traduções,  é essencial que o tradutor e/ou intérprete domine plenamente o vocabulário, as gírias e expressões idiomáticas e a gramática dos idiomas com que trabalha, sobretudo do inglês – que, certamente, é a língua que mais lhe oferece oportunidades de trabalhos!

Nos tempos de crise em que vivemos atualmente um tradutor pode trabalhar como freelancer em sites especializados neste serviço, sendo assim ele ganha um bom dinheiro traduzindo livros, artigos de blogs, e-books, dentre outros.

Outro meio de ganhar um dinheiro a mais dominando o Inglês, é dar aulas particulares, há um número enorme de pessoas interessadas nesse tipo de serviço.

4. Administrador

O administrador está sempre em contato com parceiros, clientes, prestadoras de serviços, etc, e o mundo dos negócios é, há bastante tempo, uma área muito globalizada, portanto, saber inglês nessa profissão nem é considerado mais um diferencial e sim um pré-requisito já nos processos de seleção para estágio!

Lembre-se que as grandes negociações são travadas em língua inglesa, e se você como administrador não domina o idioma, como irá negociar em benefício de sua empresa?

Segundo dados apenas 78% das lideranças ou de pessoas que exercem cargos de gerência em grandes empresas dominam o Inglês, isso é muito pouco, lembrando que esses dados se referem ao Brasil.

5. Profissionais da beleza

Há hoje diversos profissionais que atuam no campo da beleza e prestam serviços tanto para homens quanto para mulheres.

São responsáveis por aplicar produtos cosméticos, empregando técnicas de manipulação e aparelhos em atividades como limpeza de pele, tratamentos capilares, drenagem, depilação, hidratação, massagens, bronzeamento artificial, entre outros, e, muitas vezes, atuam em consultórios, em parceria com médicos cirurgiões e dermatologistas, em acompanhamentos pós-cirúrgicos ou em tratamentos preventivos. 

A área da beleza está em grande destaque atualmente, portanto, os profissionais devem estar em constante treinamento e atualização, fazendo cursos, participando de eventos e lendo revistas eletrônicas de beleza, e é claro que saber inglês é essencial para ter acesso às novidades em primeira mão!

Podemos citar algumas destas profissões seriam: esteticista, podólogo, cabeleireiro, massagista, dentre outras.

Até mesmo para conhecer os produtos cosméticos que podem ser estrangeiros, importados, é preciso dominar a língua inglesa para ler e entender os rótulos e o modo de aplicação.

6. Piloto de avião

O piloto de avião deve cursar a escola de aeronáutica para qualificação e treinamento específicos. 

Todas as etapas de formação dos pilotos de avião exigem o inglês, pois existem muitos procedimentos que seguem padrões americanos, além disso, a língua utilizada no controle de tráfego aéreo em voos internacionais é, logicamente, o inglês.

Então, é desnecessário falar mais alguma coisa não é mesmo? Nesta profissão o inglês é essencial, sem ele ninguém conseguirá se tornar ou se formar como piloto de avião.

Ainda nessa área não devemos nos esquecer dos comissários de bordo, que querem subir em suas carreiras, fazer voos internacionais e precisam  dominar a língua inglesa.

Até aqui está tranquilo para vocês? São 11 profissões onde o conhecimento do inglês é indispensável.

7. Profissionais de saúde

Com a constante atualização das pesquisas científicas relacionadas à saúde, quem trabalha nessa área tem sempre que se manter em dia com os estudos mais recentes, seja por meio de leitura de revistas específicas, de artigos acadêmicos ou por meio de participações em congressos e eventos.

E, para isso, saber inglês é fundamental, uma vez que capacita o profissional para, não só ler em inglês, mas para participar de eventos internacionais desse tipo também.

Sabemos que há um considerável delay entre o ritmo de produção de trabalhos científicos recentes no mundo e o de tradução e publicação desses trabalhos no Brasil; portanto, o jeito mais eficiente para manter-se atualizado com as descobertas científicas na área da saúde é realmente dominar a ferramenta utilizada para veicular todas essas publicações: o inglês.

De  novo nos deparamos com um antigo problema, os profissionais mais antigos dessa área ainda não se aperceberam dessa importância de dominar o Inglês em detrimento dos profissionais mais jovens, recém saídos das universidades. Estes já buscam dominar a língua inglesa para crescerem na carreira, fazendo graduações no estrangeiro.

E para se graduarem no estrangeiro, precisam ser aceitos em instituições de ensino que exigem a aprovação no TOEFL, derivando daí o fato de serem obrigados a terem fluência no idioma.

Podemos citar como profissionais de saúde que precisam do inglês para alavancar suas carreiras: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, veterinários, dentistas, dentre outros.

8. Profissionais de TI

Para atender à crescente demanda tecnológica das empresas e da sociedade, existe, na atualidade, uma variedade imensa de profissionais atuantes na área de TI.

A vasta diversidade de profissionais requeridos na área de TI nos dá uma noção da amplitude de sua importância e atuação na economia, por isso manter-se atualizado é essencial para os trabalhadores desse setor; entretanto, diferentemente da área da saúde, o profissional de TI deve-se atualizar com urgência porque precisa dominar rapidamente novas linguagens, procedimentos e tecnologias para aplicar na solução de problemas que podem estar diretamente relacionados, por exemplo, à privacidade de clientes, otimização de tarefas e tráfego de informações.

E, logicamente, para ser capaz de dominar esses recursos com a rapidez exigida pelas empresas, o profissional deve não só ler e assistir a conteúdos diretamente de suas fontes – que, certamente, estão em inglês! – como ainda fazer cursos e obter certificações de instituições internacionais que atestem suas habilidades teóricas e práticas.

Podemos afirmar categoricamente que não dá para trabalhar com TI sem saber inglês!

Podemos citar algumas profissões na área de TI onde a fluência do inglês é fundamental: programador, analista de sistemas, analistas de negócios, cientistas de dados, técnicos de manutenção, dentre outras.

Isto sem falar que esses profissionais podem abrir seus próprios negócios e trabalharem por conta própria, pois o mercado hoje prevê este tipo de atividade, então a renda ganha por esses profissionais pode se tornar bastante atraente e dominar o inglês como já dissemos é essencial.

9. Professores

Há disponíveis, no âmbito da educação, do ensino de idiomas e de diversos tipos de capacitação profissional, vários métodos e abordagens que foram desenvolvidas, sobretudo, ao longo das últimas quatro décadas e, consoante a essa heterogeneidade de métodos e abordagens, o sujeito aprendiz nunca foi igualmente tão plural! 

Por isso, para preparar aulas de qualidade, que despertem o interesse dos alunos e promovam intercâmbio de conhecimentos, o professor deve estar sempre adaptando seus materiais e produzindo conteúdos adequados e eficientes para os diferentes tipos de estudantes. 

E para isso, faz-se necessário que ele tenha o máximo de contato possível, não só com diferentes métodos, mas também com conteúdos de áreas variadas para selecionar materiais relevantes e abordar os assuntos de maneira apropriada.

Além disso, deve ainda capacitar-se para dominar os recursos tecnológicos de que precisa para dar conta de promover essa diversidade.

E é claro que toda essa gama de conteúdos está disponível em inglês, que é a língua universal.

Assim, professores do mundo todo compartilham suas experiências e disponibilizam seus recursos didático-pedagógicos em inglês! Portanto, se você é professor, saiba que dominar a língua inglesa é essencial para oferecer aulas de qualidade!

Bom, falar assim é fácil, mas sabemos das dificuldades enfrentadas pelos professores em relação ao salário que recebem e custear um curso de inglês nem sempre é fácil. Mas por outro lado, temos professores e professores, ou seja, existem aqueles que mesmo fazendo um aperto no orçamento doméstico conseguem conciliar a carreira com o estudo da língua inglesa.

Tocando em um ponto mais delicado dessa área, nem todos os formandos do ramo de Letras, saem da universidade dominando o idioma, isto porque nem sempre apenas o que se aprende nas instituições é suficiente, precisando assim de um amparo ou fortalecimento através da frequência em um curso de inglês, que vai lhe atender de forma mais individualizada.

10. Profissionais da área de Marketing

Uma área com o mercado crescente no Brasil, é também uma das que mais exigem o inglês para contratação de profissionais. A própria palavra marketing (mercado) vem da língua inglesa, e a função está repleta de outras palavras como follow-up (acompanhar um processo).

Os profissionais dessa área estão bastante requisitados no mercado devido ao crescimento do acesso a internet e da forma de relação entre os consumidores e a mesma.

Fala-se e precisa-se muito hoje em dia, que uma empresa desenvolva estratégias de marketing digital e quem faz isso? Os profissionais da área de marketing!

Mais para se especializarem e adquirirem informações sobre o assunto precisam da fluência do inglês, isto é fundamental nessa carreira.

11. Profissionais de Contabilidade

Mesmo em tempos de crise, contabilidade é uma área que manteve o crescimento. Quem fala uma segunda língua leva vantagem nas seleções. Por exemplo: Budget (orçamento) é uma palavra usada até em operações financeiras dentro do Brasil.

Por isso conhecer os termos técnicos específicos da área é fundamental para que o contador exercite o seu trabalho e além disso, as relações comerciais estão cada vez mais se tornando globalizadas e a necessidade do domínio da língua inglesa é cada vez mais importante.

Em geral, saber inglês, em qualquer área, no mundo de hoje é imprescindível, uma vez que dá acesso a oportunidades de trabalho melhores e também de crescimento pessoal e nos dá mais liberdade para que possamos ser autônomas em nossas decisões e planos de vida.

Bom, espero que as informações tenham lhe sido úteis e qualquer dúvida ou se quiser participar da discussão, deixe nos comentários abaixo.

Até breve.
E então, gostou deste artigo sobre as 11 Profissões onde o conhecimento do inglês é indispensável?

Aqui no Social Learn English – Curso de inglês online, localizado no centro do Rio, oferecemos aulas em grupo e particulares de preparatório para o TOEFL e o IELTS. Acumulamos um saldo positivo de 100% de aprovação para as duas provas! Se você tem  interesse em saber mais sobre os nossos cursos na única escola de inglês do Brasil com uma sala de imersão, por favor, clique no botão abaixo e deixe suas informações! E compartilhe este artigo das 11 profissões onde o conhecimento do inglês é indispensável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *